Conteúdo do artigo principal

Carlos Guadalupe Heiras Rodríguez
http://orcid.org/0000-0003-3115-7513

Resumo

Aqui, damos conta do papel da música nos ritos xamânicos Tepehuan orientais. Esta música, que os tepehuas dizem “fala”, é executada com violino, violão, quinta huapanguera e / ou jarana. Boilés, o etnomusicólogo que melhor compreendeu a música xamânica tepehua, afirma que ela pode ser decodificada diretamente, para ser traduzida como uma sequência de enunciados verbais explícitos. Apresentamos aqui o contexto etnográfico das práticas rituais xamânicas Tepehuan em que essa música é executada e apontamos algumas consequências etnográficas e teóricas que derivam da interpretação de Boilés, para, a partir de Austin, postular o caráter performativo e as consequências perlocutórias. desses atos. musicais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Heiras Rodríguez, C. G. (2021). Música xamânica para mover as coisas: Charles Boilés e a Etnomusicologia Tepehua Oriental. Antropología Americana, 6(12). https://doi.org/10.35424/anam.v6i12.893
##plugins.generic.simpleStatistics.headline##
##plugins.generic.simpleStatistics.infotext##
  • Resumo
    1419
  • PDF (Español)
    1569
  • HTML (Español)
    110
  • ePub (Español)
    198
Seção
Artigos

Métricas