Conteúdo do artigo principal

Carlos Serrano Sánchez
http://orcid.org/0000-0002-4223-3668

Resumo

A construção de Cemanáhuac implicou uma política expansionista do estado mexicano, de acordo com o pensamento cosmogónico que impulsionou o seu desenvolvimento histórico. A sociedade mexicana foi organizada de acordo com a sua eficiência militar; tanto os jovens da esfera nobre, que frequentavam o calmécac, como os dos estratos mais baixos, que aderiram ao telpochcalli, receberam uma educação destinada a desenvolver as competências necessárias para a acção militar. As fontes mencionam a formação a que foram submetidos, a fim de reforçar o seu carácter e obter as competências de um guerreiro.


Estudos dos restos esqueléticos mexicanos mostram condições físicas satisfatórias de desenvolvimento e um bom estado de saúde. O perfil físico de um guerreiro mexicano pode ser exemplificado, a partir de estudos actuais de osteologia antropológica, com um caso descrito em pormenor, no qual foram registados traços de grande força física e traços de trauma de confrontos violentos, talvez relacionados com actividades de guerra. Estas observações têm a ver com a capacidade física demonstrada pelo povo mexicano, particularmente pelos guerreiros, no momento do cerco hispânico da sua capital; uma defesa de ferro que não conseguiu ultrapassar as adversidades do contexto sócio-político que marcou este acontecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Serrano Sánchez, C. (2023). Sobre o perfil físico do guerreiro mexicano: uma abordagem osteobiográfica. Antropología Americana, 8(15), 137–152. https://doi.org/10.35424/anam.v8i15.1385
##plugins.generic.simpleStatistics.headline##
##plugins.generic.simpleStatistics.infotext##
  • Resumo
    547
  • PDF (Español)
    2156
Seção
La conquista del Cemanáhuac. El papel de los aliados y no aliados en el colapso

Métricas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)